Comida Para o Dia-a-Dia


Esta semana tem sido dedicada à culinária aqui no blogue. Verifiquei que praticamente só tenho partilhado receitas doces convosco, o que para mim é fora do vulgar, uma vez que me considero uma melhor cozinheira de pratos salgados que de sobremesas e doces.

Talvez por fazer comida todos os dias, acabe por não dar tanta importância como dou aos doces, aos quais me dedico com mais afinco e só em dias especiais.

Além disso, faço os pratos salgados a "olhometro", consoante me apetece no dia e, como tal, não são sempre iguais, nem é fácil medir as quantidades que utilizo para escrever as receitas.

Ainda assim vou fazer um esforço para vos deixar alguns dos pratos que faço há já algum tempo, cuja fórmula foi sendo aperfeiçoada e que fazem muito sucesso quando tenho convidados.

Um clássico é já o bife em tiras com batatas salteadas ou com arroz.

O truque está no tempero, no lume e no tempo de fritura do bife. A receita mais ou menos a olho é a seguinte:

Ingredientes:

- 2 Bifes da Vazia
- 6 Dentes de Alho
- 2 Ramos de Alecrim
- Sal q.b.
- Pimenta q.b.
- Paprika q.b.
- Azeite
- 1/2 kg de Batatas


Preparação:

Pique o alho e o alecrim. Reserve.
Tempere os bifes com sal, pimenta, paprika, com metade do alho e do alecrim anteriormente picados e com um fio de azeite.

Descasque e corte as batatas em cubos. Leve as batatas a cozer em água a ferver durante cerca de 15 minutos.

Aqueça um grelhador em lume forte e quando estiver bem quente coloque os bifes. Deixe cozinhar entre 3 a 5 minutos de cada lado, consoante a altura dos bifes. A carne deve ficar com o exterior bem passado e cor-de-rosa no interior.

Entretanto escorra as batatas e leve ao lume uma frigideira com um fio de azeite, o alho e o alecrim. Quando estiver quente junte as batatas e tempere com sal, pimenta e paprika. Salteie até ficarem douradas.

Retire os bifes para uma tábua e deixe descansar durante alguns minutos para a carne libertar os seus sucos. Em seguida corte em fatias e sirva imediatamente.




Sem comentários:

Enviar um comentário